sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MANGAVA I - Para quem curte radioescuta.

Saindo só um pouquinho dos detectores, hoje apresento um projeto incrível que encontrei por acaso no site da Radio Sociedade Técnica. Trata-se de um receptor da faixa dos 40 metros muuuito simples de montar. Assisti o video e pude perceber que além de simples ele também é muito eficaz.
Para os amantes do radioamadorismo.
Vale a pena conferir!
Link do esquema com fotos da montagem: AQUI

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Hammerhead


Pra quem gosta de um desafio!
Um Pdf SUPER COMPLETO com o esquema e a descrição da montagem do Hammerhead, um detector que funciona com pulso. Esse é para o amigo Reinaldo que perguntou se eu ja havia montado um. Ainda não montei e nem tenho coragem por enquanto. Mas esse é um bom esquema e vem bem mais explicado que o Delta Pulse. Por falar em Delta Pulse, estou tentando reunir o maior número de informações possíveis desse detector prapublicar aqui.

Um abraço a todos.

Link do PDF: Hammerhead

Delta Pulse (PI)

Tenho encontrado varios videos sobre o delta pulse e até consegui o equema completo dele, confesso que fiquei espantado com a profundidade que ele detecta uma pequena moeda. Ao mesmo tempo sei que ele é um dos campeões em consumo de bateria e que a montagem é bem complexa.

Enquanto não publico o esquema aí vai um video de um feliz usuário do Delta Pulse


PDF com 3 esquemas

Esse pdf que estou mandando para vocês faz parte de uma coleção de esquemas muito legal que eu tenho assinada por Charles Rakes. Nesse arquivo tem 3 esquemas de detectores para todos os gostos. o primeiro é extremamente simples, perfeito para iniciantes, o segundo trabalha com um cristal de 1 Mhz (como na minha cidade não é facil conseguir um cristal desses eu nem li o texto), ja o terceiro projeto é de interesse de muitos, trata-se de um detector com transmissor e receptor, o famoso 2 caixas. O circuito desse de 2 caixas é extremamente simples se comparado a outros 2 caixas que eu ja vi por aí.
Boa montagem e boas pesquisas para todos!
Mandem fotos de suas pequisas para serem publicadas.

link: AQUI

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Esquema antigo

Pessoal esse é um esquema muuuuiiito antigo que foi publicado na revista saber Eletrônica de setembro de 1977 (Eu nem era nascido). Recomendo a leitura do arquivo, pois o texto é muito bem explicado e essa é a base de funcionamento de TODOS detectores com sistema BFO, porém NÃO RECOMENDO a montagem do projeto, pois se trata de um esquema muito antigo. Hoje temos circuitos muito mais modernos com o mesmo sistema de funcionamento e que serão postados posteriormente.
Coloquei o arquivo no 4shared: AQUI

Testando o meu detector pessoal

Esse é um vídeo que eu fiz pra testar o funcionamento do meu detector (Projeto de um amigo). Cabe lembrar de que se o objeto estivesse enterrado ele detectaria numa distância bem maior.
P.S. Não reparem as minhas pernas que aparecem ao lado.

Detector de Metais (bem simples)


Olá Pessoal!
Para iniciar o nosso blog resolvi começar com um projeto bem simples que peguei na net, um detector de metais BFO muito simples para os iniciantes em eletrônica e amantes da pesquisa com detectores de metais. Tenho no meu PC 340 Mb de esquemas, fotos e tutoriais de montagem de detectores de metais que irei compartilhar com o tempo.

Um abraço.